Escola Municipal Belford Roxo

Apresentação









A Escola Municipal Belford Roxo, inaugurada em 1970, está situada na Av. Amália Rocha, no Bairro das Graças, em Belford Roxo, e conta hoje com cerca de 1200 alunos, de 5º ao 9º Ano de Escolaridade, no turno da manhã e tarde, e Educação de Jovens e Adultos, no turno da noite. Dirigida pelo Professor Arilton Vladimir, a escola vem desenvolvendo uma série de projetos com o objetivo de promover a integração com a comunidade e o pleno desenvolvimento de seus alunos.
Após debates realizados em reunião de planejamento para 2009, a comunidade escolar decidiu que o trabalho será realizado a partir de Projetos Integradores e Projetos Diversificados. Os projetos Integradores, que terão como mote principal A ESCOLA E VOCÊ, têm o objetivo de promover a interdisciplinaridade e ampliar a produção de conhecimento para além das disciplinas escolares, construindo um currículo vivo e com significado para os estudantes.
Como Projetos Integradores, temos uma periodicidade bimestral, envolvendo várias disciplinas, a partir das seguintes temáticas:
1º Bimestre: Combate à violência contra a mulher;
2º Bimestre: A escola o ambiente e você;
3º Bimestre: A escola, você e nosso país;
4º Bimestre: Africanidades.
Os Projetos Diversificados tem o objetivo de produzir conhecimentos em diversas áreas do saber humano a partir de diversas possibilidades metodológicas e estratégicas. Sua execução estará a cargo de professores e funcionários, que juntamente com os estudantes, realizarão diversas atividades de cunho educativo-cultural-esportivo, visando à formação integral de crianças, jovens e adultos de nossa escola, bem como dos membros da comunidade do entorno da escola.
Dentre os projetos que estão sendo realizados podemos citar o BEL CINE , que tem como objetivo desenvolver nas crianças e jovens, o interesse pela produção cinematográfica nacional e internacional, desenvolvendo ações educativas, que produzam conhecimento e proporcionando acesso aos bens culturais em especial o cinema.
Outro projeto da Unidade Escolar é o "Música na Escola" cujo objetivo é desenvolver o interesse pela música como expressão humana, com vistas à busca pelo conhecimento e proporcionando acesso aos bens culturais e em especial a música brasileira.
Alguns outros projetos estão em andamento, mas citamos, por exemplo, o "Viagem ao saber" que visa promover o interesse pela busca do conhecimento, desenvolvendo ações que proporcionem o acesso aos bens culturais e ao patrimônio natural de nosso Estado.
"A poesia e você" é outro projeto importante, que tem o objetivo do projeto de proporcionar a troca de experiências, valores e conhecimentos, principalmente no que diz respeito às manifestações literárias, fazendo despertar e desenvolver o gosto estético, constituindo um espaço permanente de exposição da produção poética universal e local.
Temos também o projeto “Esporte com você", que objetiva desenvolver nos jovens da comunidade escolar, alunos e alunas do 5º ao 9º ano de escolaridade da E. M. B. Roxo, o interesse pela Educação Física como uma disciplina capaz de promover o desenvolvimento de habilidades motoras, atitudes, valores e conhecimentos, procurando levá-los a uma participação ativa e voluntária em atividades físicas e esportivas ao longo de suas vidas.
Outro projeto a ser desenvolvido é o da "Rádio Escola BR", que te o objetivo de proporcionar espaços de construção coletiva para criar oportunidades de troca de experiências e valores bem como de produção de novos conhecimentos, principalmente no que diz respeito à produção da comunicação crítica, visando também despertar e desenvolver o gosto estético. O projeto consiste em criar uma rádio escola, contendo programação criada coletivamente, com os objetivos pedagógicos previstos no PPP da Escola. A rádio entra em funcionamento nos momentos de intervalo das aulas e será dinamizada com a participação de alunos, professores e funcionários.
No projeto “Cuidando de nós” pretendemos desenvolver atividades diversas que promovam a conscientização sobre a necessidade de se prevenir acerca de situações em que seja colocada em risco a vida de cada sujeito e o bem-estar do coletivo.
Assim, podem ser realizadas palestras, oficinas, cursos, seminários, debates, apresentação de filmes, campanhas de esclarecimento, jogos, brincadeiras, gincanas, enfim, quaisquer atividades que visem ao alcance dos objetivos previstos. O objetivo do projeto é promover nos jovens, alunos e alunas da E. M. B. Roxo, bem como em seus familiares, o sentimento de maior atenção com a saúde, promovendo ações que proporcionem informações a respeito dos cuidados que devem ser tomados, tanto na prevenção da gravidez não planejada, quanto na prevenção de doenças como Diabetes, Hipertensão, Febre Reumática,Tuberculose, Hanseníase, Dengue, AIDS e DSTs por exemplo, e também na prevenção de acidentes domésticos, no trânsito e de trabalho.
Outro projeto ainda a ser citado é o “Galeria BR”. O objetivo do projeto é proporcionar momentos de convivência e diálogo para criar oportunidades de troca de experiências e valores bem como de construção de novos conhecimentos, a partir da construção de um espaço de exposição de obras de arte, principalmente pinturas de artistas renomados nacional e internacionalmente ao longo da história da arte universal, bem como de possíveis produções locais.
Além destes, que são projetos de iniciativa da Unidade Escolar, há um projeto realizado pela SEMED, em parceria com o MEC, que reputamos ser muito importante para alcançarmos uma de nossas metas: a integração com a comunidade e sua participação nos processos pedagógicos cotidianos. O “Escola Aberta” tem representado um importante passo na direção da construção de um coletivo escolar que possa contar com as famílias na formulação de um modelo escolar que corresponda às necessidades sociais.
Desde 2006, com a ampliação do atendimento a alunos e alunas de 5º ano de escolaridade, oriundos da Escola Municipal Bairro das Graças, a escola passou a contar com uma outra faixa de idade que não fazia parte de sua comunidade. Esse cenário se constituiu como mais um desafio ao nosso trabalho.
Nesse momento de mudança de gestão, tanto no âmbito da SEMED, quanto no âmbito de escola, há outros dois elementos importantes que entram em cena: O projeto Mais Escola, que oferecerá atividades objetivando maior tempo de permanência dos estudantes na escola; e o PDE, que busca superar os baixos índices de avaliação alcançados nos últimos tempos, ainda como reflexo de um período de difíceis condições de trabalho educativo na unidade
Podemos dizer, por fim que ao estado superação da depredação e desconforto que fez iniciar o ano de 2006 com muitas dificuldades somaram-se outros elementos. As obras de reforma, remodelação e manutenção da unidade, inclusive com a reforma da quadra esportiva, são um dado muito importante no caminho do aperfeiçoamento do trabalho educativo que vem sendo realizado desde a gestão capitaneada pela professora Lucinda Cardoso e que agora tem continuidade na direção do professor Arilton Vladimir e por todos os profissionais comprometidos com o trabalho pedagógico da escola.
Nesse sentido, para que sejam plenamente realizáveis, cada projeto, e todas as ações programadas para este ano letivo e os que se seguem, torna-se necessário que a equipe de profissionais esteja completa e afinada com os propósitos deste PPP. Portanto, a esse documento, segue em anexo uma relação de profissionais necessários para que todos os objetivos sejam alcançados.
É preciso que esse esforço coletivo venha também concorrer para a construção de uma sociedade melhor, um novo cenário mundial e nacional, onde as guerras, a intransigência e a concentração de riquezas sejam substituídas pela fraternidade e pela justiça social.

Postagens mais visitadas deste blog

EJA E A COMEMORAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

COMEMORAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR E FUNCIONÁRIO PÚBLICO.